quinta-feira, 29 de março de 2012

No strings attached


“No strings attached is the new black”. Amizade colorida nunca foi pauta de tanto filme quanto nos ultimos três anos. Vamos colocar Mila Kunis para romancear com Timberlake. E por que não Natalie Portman com Kutcher? Não quero analisar os filmes em si, apenas falar da nova tendência que grita aos nossos olhos: Amizade colorida entre Homem e Mulher. Será que funciona?

Em primeiro lugar, eu tenho uma teoria: Amizade de homem e mulher só funciona pra valer se ambas as partes não sentirem atração física uma pela outra. Eu confesso: Meus melhores amigos são os mais feios do universo. E é por isso que estamos aí há uns 15 anos na estrada. (Nessa parte, minha mãe vai dizer: “Minha filha, quando você morrer, vai precisar de um caixão para o corpo e outro para sua língua. Você é terrível.” - Piadinha mórbida, mas sempre em voga na família).

Acho impraticável ter como amigo um Ashton Kutcher da vida e dizer que é só amizade e NADA mais. Como nada mais? Os amigos de verdade não podem ser atraentes um para o outro. Senão a amizade evolui. E é aqui que quero chegar.

Os filmes que eu citei, para quem não conhece, trazem à tona em seus enredos, personagens que se envolvem inicialmente apenas pelo físico. Sem sentimentos, sem vontade de progredir para uma relação mais séria, sem romantismo, sem paixão. Sem nada. No máximo, uma certa “amizade”. Em um mundo que corre feroz numa velocidade de 3.500 km por hora, as pessoas não têm tempo mais para desenvolver nada muito profundo. Nos relacionamentos atuais, só dá tempo de conhecer a marca do relógio, da cueca, o tipo de sutian que usa, se a bunda é mole, se o peito é caído e se tem pegada. É isso. Fazer bonito. Ter performace "digna". O que você desenvolve no fim das contas, é o relatório final: “Puts, ele manda bem. Mas o outro mandava melhor, viu?”

Sinceramente, acho isso uma pobreza. Mas não sou hipócrita, longe de mim. Pelo contrário, eu acho que a superficialidade é muito necessária à sobrevivência da espécie. Ninguém merece ser profundo e intenso 24 horas por dia. Pessoas assim se tornam altamente cansativas. Clarice Lispector com certeza teve surtos existenciais de depressões brabíssimas. E não venha me dizer o contrário! Ceder a alguns impulsos sem culpa é super hiper mega necessário para a saúde mental de um indivíduo. O problema é quando a superficialidade vira a regra e não a exceção.

Acho que essas histórias de Holywood tem revelado uma tendência meio mundial dos jovens de se relacionar. Tá tudo muito moderninho, muito legalizado, muito à vontade. Peraí. Tá mesmo?

Claro que no final dos filmes, o Kutcher se apaixona pela Natalie e o Justin pela Mila. Deliciosamente previsível, como a cinderela que ganhou sapatinho de cristal e carruagem. Mas e na vida real, quando o seu Kutcher não se apaixona por você? Você sustenta o lance? Ou vai virar abóbora da meia noite? 

Aposto que a média das mulheres chora e volta para casa transformada na própria abóbora da meia noite. E aí, filhote, não vai ter frase de Caio Fernando de Abreu que te salve da fossa.

Esses filmes, mais uma vez, são um tiro no coração de qualquer mulher mais sensível. Transmitem uma ideia de que o liberalismo é a melhor opção, impulsiona as mulheres a viver “tudo que há para viver”, mas, ao mesmo tempo, deixa aquela pontinha cruel de esperança no melhor estilo: “Ah... Mas isso vai virar amor...Vai ser lindo como foi com a Natalie Portman. No começo, só físico. Depois, a amizade com benefícios vai evoluir para um romance. Tenho certeza. Aposto todas as minhas fichas nesse final feliz.”

Para dar certo nesse tipo de relacionamento, a mulher tem que ter um perfil mais “eu sei aproveitar o presente e não tô nem aí para o futuro da relação, eu não sinto culpa nenhuma por ceder ao prazer do momento e não me envolvo fácil”.

Além disso, a mulher tem que ser do tipo que não alimenta expectativas e cobrancas em um relacionamento. Obviamente, esse estilo é raríssimo. O mais comum é que a mulher fique ansiosa, surte e envie 359 torpedos pro cara, exigindo doses contínuas de atenção por parte dele. Se você não tem o perfil, gata, nem invente.

Você não vai ser a próxima Mila Kunis. Para de idealizar. Se quer ceder, beleza, ceda. Mas tenha em mente o risco de a relação nunca ficar mais séria e esteja de acordo com esse risco. Alimentar falsas expectativas é se enganar com consciência plena de estar se enganando. Se quer dar uma chance à amizade colorida, experimente ter como aliados a leveza e a espontaneidade.


  
Me impressiona a capacidade das produtoras de filmes em ferrar com as mulheres desde mil novecentos e sempre. Vamos manter o foco, a capacidade de analisar a situação como ela se apresenta e compreender nossas características individuais e limites. Auto-conhecimento é fundamental. Se te fará bem, se permita com entusiasmo. Caso contrário, nem cogite. 

Praticar a honestidade e o bom senso com nós mesmos.
Essa é a única regra. Sempre.

14 comentários:

  1. Olivia, geniaaaaaaaaaaal. Pqp!!!!! agora a pergunta que nao se cala: em ql tipo vc se enquadra?

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, você está muito curioso pro meu gosto! Eu não sou muito de criar expectativa. Sou do seguinte estilo: Crie porco, cobra, gato, galinha, passarinho... Mas não crie expectativa.

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHAHAHA QUE MULE ENGRACADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero mais anônimos! Hahaha.. Que coisa, poxa! Obrigada!

      Excluir
  4. Quando vc entrou no nosso grupo eu falei na hora pro totó que vc parecia a legalmente lora e so faltava o chiuaua no colo! hsahsuahsu passado essa primeira impressao inicial, descobri q o grupo tinha ganhado uma garota gente fina,astral, engracada, cérebro p caralho e q ja ajudou agente a garantir o ponto extra duas vezes consecutivas! Vc tem saques bons nao só p/ o blogue (que eu confesso estar acessando direito) qnt tb para os nossos trabalhos! é isso, barbie! espero que agente possa fazer mais parcerias boladas! tamo junto barbie, bjãão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaala Bibi! Hahahaha.. Você foi mt generoso com a "barbie"!!! Tb adorei ter te conhecido. E que venham mais trabalhos! Beijocas

      Excluir
  5. "Aposto que a média das mulheres chora e volta para casa transformada na própria abóbora da meia noite. E aí, filhote, não vai ter frase de Caio Fernando de Abreu que te salve da fossa."
    KKKKKKKKKKKKKKKK ADOOOOOORO!

    ResponderExcluir
  6. To chocada. 4.500 acessos em 1 mês! Garota, vc é sucesso. Eu uso suas piadinhas DIRETO! Nao sei como vc inventa essas coisas, mas tenho usado todas! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso por vocês, né! Que entraram aqui, leram e opinaram. Brigada! E pode usar a vontade das minhas besteiras! Rs

      Excluir
  7. Vc tem cara de ser muito tranquila! Nao tenho nem duvida que vc esta entre o grupo raro que nao faz cobranca e consegue levar amizades coloridas na boa. acertei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O foco desse post não sou eu, poxa! Sou tranquila sim e procuro não ter expectativas em torno das pessoas.. Só que nem sempre isso é fácil. Mas uma coisa é certa: Eu sei dos meus limites e respeito todos eles. Quando eu sei que alguma coisa não vai me fazer bem, não vou adiante. Bjs

      Excluir
    2. Vc é mt reservada né! Ok so fiquei curioso porque a resposta foi vaga! Mas ta tranquilo! Irado o blog e vai servir como guia pra mt mulher! Ja mandei p/ umas 5 amigas minhas. Bjoo

      Excluir
  8. "Nos relacionamentos atuais, só dá tempo de conhecer a marca do relógio, da cueca, o tipo de sutian que usa, se a bunda é mole, se o peito é caído e se tem pegada. É isso. Fazer bonito. Ter performace "digna". O que você desenvolve no fim das contas, é o relatório final: “Puts, ele manda bem. Mas o outro mandava melhor, viu?”

    COMO SEMPRE, DEFINIU TUDOOOO! GÊNIA. GÊNIA!!!!!!

    Beijos,
    Emanuelle

    ResponderExcluir