segunda-feira, 26 de março de 2012

A equação do {Eu}

Eu sou eu quando escuto música, quando como brigadeiro de panela, quando coloco um chiclete de menta na boca, quando me revolto com injustiças, quando improviso, imagino e escrevo, quando leio e me perco nas páginas dos livros. Eu sou eu quando vou à praia e tomo água de coco, quando mergulho no mar, quando corro na esteira, quando dou risada de comprimir o diafragma, quando me enrolo nas minhas voltas mentais e invento cenas de dramas só para me distrair e sair da rotina.


Ufa. Pausa.

Respira.

E continuo.

Sou a união estável entre razão e coração e, por hora, não pretendo me separar de mim.
Eu sou Direito, eu sou arte, música, papel e lapiseira de grafite 0.9.

Eu sou economia, eu sou comunicação, eu sou medicina, eu sou eu. 
Eu não sou engenharia, não sou computação, não sou química, e definitivamente, não sou física.


Não sou comum, não sou manhã e não sou samba. Eu sou doida de pedra, sou madrugada de festa e sou meu ipod inteiro. Sou Adele. Sou Coldplay. Sou Foo fighters. Sou Rihanna. Sou John Mayer. Sou Hip Hop. Eu sou o verão de 40 graus. Sou a mulher de fases que inspirou a letra dos Raimundos. Sou apego e desapego. Se eu fosse uma figura de linguagem, eu certamente seria um paradoxo. Se eu fosse uma cor, eu seria branco-paz. Se eu fosse um personagem da Disney, eu seria a peixinha Dory do “Procurando o Nemo”. Se eu fosse uma palavra, eu seria “Justiça”. Se eu fosse uma bebida, eu seria um suco de abacaxi gelado e docinho. Ou um de melancia. Ou um guaraná. Na verdade, não consigo me decidir.


Eu sou tudo que eu amo. Eu não sou eu quando estou distante daquilo que acredito, quando me sinto esvaziada de ideologias, valores e sentimentos; quando me vejo longe de quem eu amo. Eu não sou eu quando sou incoerente comigo mesma, quando me vejo fora de mim e não encontro sentido no que faço. E aí, a minha equação do {eu} subitamente se transforma em uma equação do des-eu: Eu = {  }.


Eu não vim para existir, eu vim para viver. Eu não vim para me acomodar, eu vim para realizar. Eu não vim para me aprisionar, eu vim voar. Se não for para ser sincero, eu prefiro então que se afaste. Eu não pretendo que seja eterno, eu só quero que seja verdadeiro. Deixo de lado o medíocre e trago intensidade à minha alma. Eu vivo para ser. Eu preciso ser para viver.

21 comentários:

  1. Caralho.
    Não tenho palavras pra esse poema.
    Incrivelmente lindo e genial.
    Amei ler, obrigado por tê-lo escrito!
    lml

    ResponderExcluir
  2. Verdade.. vivemos o dilema do Eu todos os dias.Entretanto, como vc brilhantemente descreveu, todas as vezes que analisamos o Eu é em função de um outro. Ganhamos dimensão com a relação no mundo que pertencemos. Talvez o Eu seja muito mais uma projeção do mundo, do que o mundo uma projeção do Eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenão, o que vc ta fazendo longe da psicologia?!?!?! Só isso a declarar!

      Excluir
  3. amei!!!!! mt vc esse texto velho... mt sincero! amei muito! pqp!!!
    ai cao deu saudade agroaaaaaaaaaaa! :( vc é original e recusa imitacoes te amo muito

    ResponderExcluir
  4. Vc sim é diva. Diva por fora e por dentro. Fico na duvida se mais por dentro ou mais por fora.

    ResponderExcluir
  5. Seus textos sao completamente incríveis! Ganhou mais uma fã! Parabéns!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é amiga da Wanessa? Obrigada!! ;) Beijoos

      Excluir
    2. Eu a conheço...vi seu blog no facebook dela! =)

      Excluir
    3. Que honra! Fico feliz que tenha gostado, viu, Taisa? Um beijo

      Excluir
  6. Cara Olívia Black,
    Você tem algo de especial que só um cego ou um louco distraido nao observaria. Meus parabéns! Esse texto - assim como todos os outros - tem alma e personalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses comentários anônimos me dão medinho. Hahaha, enfim! Agradeco ao super elogio. Bjs

      Excluir
  7. adoreiii, é lindo, já pensou em escrever um livro? com certeza daria certo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deveria mesmo escrever um livro. Larga o direito!!!!

      Excluir
    2. Hahahahaha.. Brigada, Deee!! É, anônimo... Se nada der certo, estamos aí! hahahaha

      Excluir
  8. GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA GATA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eitchannnnnnn! Hahahaha.. Nao sei quem foi nao, mas sinto que ou é um doido ou é familiar! Hahaha obrigadaaaaaa

      Excluir
  9. PORRA, VC É SINISTRA PRA CARALHO GATA GATA GATA GATA GATA

    ResponderExcluir