domingo, 25 de março de 2012

Borboletas do Jardim

Todo mundo já ouviu aquela máxima do Mario Quintana: “O segredo não é correr atrás das borboletas, é cuidar do jardim para que elas venham ate você.” Essa frase pode ser muito linda para pôr em adesivo de carro, mas e na prática, Quintanão? Cuidar do jardim= atrair borboletas, certo?
Que simplicidade cartesiana. Vejo muitas pessoas cuidando dos seus jardins diariamente e, ainda assim, atraindo uma enxurrada de lavras. Ora, francamente...


Essa frase é tão enganosa quanto a foto do cabelo sedoso da Grazi na campanha da L’oreal. Tão enganosa quanto o shampoo Kolene - eu já usei para comprovar que é produto vagabundo. (Calma, eu só me empolguei na brincadeira. Aviso logo que gosto muito de Mário Quintana, antes que os fãs do escritor grudem chicletes nos meus fios capilares e me condenem a ser apedrejada em praça pública).

Vou te dizer: Eu estou cansada de frases bonitas na teoria, porém, de aplicação prática inviável. Isso anda tãaao frequente.... Abro meu facebook e encontro aquela porrada de frase inspiradora, a la “ Caio Fernando Abreu”, “ Martha Medeiros”, “Clarice Lispector” e etc.. Sim, a frase é linda. Mas você consegue encaixá-la na dinâmica da prática, campeão?

Porque se a teoria não der as mãos à prática, meu amigo...
De nada adiantará sua beleza. A teoria sem a prática é um oceano raso de palavras soltas.


Vamos voltar a analisar a frase do mestre Quintana. Com a primeira parte eu concordo em gênero, número e grau: “O segredo não é correr atrás das borboletas.” - Sim, não é novidade para ninguém que quanto mais corremos atrás das borboletas, mais longe ficamos delas. Se Maomé não vai à montanha, o máximo que a montanha pode fazer é adicionar Maomé no facebook. E Maomé que se vire depois. (Caso tenha interesse na montanha, é claro).

Agora vamos à segunda parte: “O segredo é cuidar do jardim para que as borboletas venham até você.”
Pudera que bastasse cuidar do jardim! Vou te contar um segredo, Mario: O maior segredo é que não há segredo algum. As borboletas não são chegadas a obedecer ditames lógicos. Não existe simplicidade. Não basta essa história de cuidar do jardim para que tudo dê certo. As borboletas são instáveis, temperamentais, malucas, estranhas e incompreensíveis. As borboletas são homens.



É lógico que precisamos nos cuidar sempre, tanto fisicamente quanto psicologicamente. E é lógico também que se a gente cuidar do nosso jardim, as nossas chances de aumentar a auto-estima e a felicidade, sobem em progressões geométricas.Entretanto, não é lógico que desse modo, iremos garantir o pouso de trilhões de borboletas encantadas com coroas de grinalda em volta de nossos jardins. A única coisa que garantiremos, é que nosso jardim fique mais alegre, bonito e com mais vida.


Quantas vezes você já viu um casal composto por uma bela borboleta e uma lavra em fim de carreira? Pois é. O fato é que o coração não obedece muito essa história de lógica.
Eu, lindo, empreendedor e cérebro de ouro + você, musa do verão e doutoranda em psicologia = Amor eterno. Não é assim que funciona, meu bem. Cuidar do jardim é necessário, e é o primeiro passo para tudo. Mas entenda, felizmente ou (in)felizmente, não é o único passo.



Então o que posso fazer para atrair borboletas? (Você deve estar se perguntando por aí...)


E eu te respondo: Nada. Apenas seja você mesmo e tenha fé. Experimente o prazer único de ser você. Com tudo de melhor e de pior que houver aí dentro. O amor gosta de imperfeições e magnetismo. Ele vai pousar no seu jardim por puro magnetismo pessoal, sinceridade e conjunção cósmica estrelar. Ou seja: Não tente correr atrás de explicações científicas, fórmulas prontas e frases feitas.

A borboleta não tem razões lógicas para ir até o seu jardim; mas ainda assim, algo de lindo e misterioso ela vai encontrar para querer permanecer em seu terreno. Sendo assim, não cuide do seu jardim na esperança de que desse modo você vá atrair borboletas coloridas. Cuide do seu jardim por você, cuide porque isso te fará sentir melhor, e não como um processo vital e indispensável à lei da atração. Lembre-se: As borboletas não amam pela lógica e não costumam obedecer leis. Se eu pudesse dar um conselho para alguém nessa vida, o meu conselho seria: Seja você mesmo.

E assim, eu vou dando os meus passos no escuro. Acertando daqui, fazendo besteira de lá. Mas sempre sendo exatamente quem eu sou, com orgulho de acreditar no que eu acredito, e torcendo todos os dias para que os meus caminhos se cruzem em outros caminhos e produzam boas doses de vitória.



((Só não sei dizer em qual parte do meu trajeto, o meu vôo vai voltar de Nova York para o Malvino Salvador falar que me ama, mas isso é apenas um detalhe. Vamos ter fé)).















8 comentários:

  1. Ameei o post ! O texto, além de excelente, expressa tri bem a realidade... Que bom seria se todos lessem isso e entendessem que não há nada melhor e gratificante do que poder ser tu mesma, e que é isso que faz com que os outros se aproximem de ti... Sou da opinião que não há nada nesse mundo mais afrodisíaco do quer ser espontânea... Parabéns pelo Blog, guria !

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, guria! Tô tri me achando por saber que meu blog já chegou no Sul.... Beijos grandes!

      Excluir
  2. Amiga, quando eu penso que vc escreveu um post foda e insuperavel, vc vai la e escreve outro melhor ainda. Divino. Essa criatividade para inventar trocadilho, esse poder de escrita... isso tudo é simplesmente algo nato em vc! Sucesso! beijos ju

    ResponderExcluir
  3. Me amarrei nesse! Porra o final agora sempre tem que ter alguma gracinha com artista? sossega ae danada! advogada e escritora! é isso ae! Quando ficar famosa, favor lembrar de mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sossega você, mlq! Nem bacharel em Direito eu sou ainda, quanto mais advogada. Vamos por partes... Fico feliz que vc esteja curtindo!!!! Sempre lembrarei de vc! (Puts, ta foda, to mt romântica!)

      Excluir
    2. Vlw ridicula! (peguei sua mania escrota de chamar os outros de ridiculo de 2 em 2 min)

      Excluir