domingo, 18 de março de 2012

O paradoxo do (des)compromisso

Vivemos sufocados dia-a-dia pela obrigacao de sermos os melhores estudantes, os melhores no trabalho, os melhores namorados, os melhores maridos/mulheres e os melhores qualquer-coisa. Não é novidade para ninguém que o mercado está cada vez mais competitivo. Precisaremos lutar contra inúmeros dragões para vencer essa concorrência e ganhar algum reconhecimento.


Mas e aí? Depois que se formar, vai fazer pós em que? E o doutorado? PHD? E os cursos fora do Brasil, já pensou nisso?
Como se não bastasse a pressão gerada pelo mercado de trabalho, temos que ir à academia todo dia e malhar até cair no chão. Olha as pernas da Sabrina Sato, a bunda da mulher-fruta, o braco do Victor Belfort... Você tem certeza que não vai malhar? Então pode se preparar para a selecao natural Darwiniana, meu caro. Te adianto que você vai perder, mais uma vez, para a nossa querida amiga  concorrência.

Você já marcou dermatologista para ver essa pele? E o lazer moderno que promete exterminar celulites e estrias? Super-lancamento-2012.2, não acredito que você ainda não agendou o seu. O seu cabelo tá horrível, ressecado... Parece até uma vassoura! Já agendou hidratacao?

Diante da opressão gerada por essas cobrancas tão cruéis, nos tornamos seres completamente auto-centrados. Somos filhos de uma sociedade que nos deixou os seguintes legados: “Em primeiro lugar você, em segundo lugar você, em terceiro lugar você e foda-se o resto.” “Terminou o namoro, gata? A fila anda, compra aquele vestidinho preto indefectível e vamos arrasar na night!” – Então tudo é simples demais. Você é lerdo, você não aprende, vou repetir: A fila tem que andar, trouxa.
Ao meu ver, o processo de desumanizacao anda meio constante. A gente sai pelas ruas, se fantasia de super herói e esquece o coracao em casa. Os príncipes encantados se escondem porque estão oprimidos por essa mesma sociedade que você vive. Não é culpa sua, não é culpa deles. Porém, acho que no dia em que esse tal de principe chegar, ele vai me encontrar maluca, bebendo ácool de cozinha e aos beijos com o sapo. E ai dele se reclamar. Se esse danado ousar a reclamar, vai ouvir: “Ninguém mandou demorar tanto, ridículo.”

Brincadeiras à parte, descobri um imenso paradoxo nessa história toda: Quanto mais nos sufocamos pelas exigências contínuas da sociedade e nos transformamos em seres egocêntricos, frios e desalmados, mais necessitamos de um colo, um abraco, um beijo e um refúgio. O fato é que, justamente por vivermos dentro dessa roda furiosa que gira e nos engole diariamente, desejamos uma válvula de escape. A gente nunca admite isso. Somos fortes demais, estamos bem com os “peguetes”, não estamos? Qual o problema em ser moderno? Pra que se envolver com alguém?

Nas redes sociais, lemos infinitas pessoas postando: “Em um relacionamento sério com o curso de Direito, casado com a Medicina” e por aí vai. Parece piada, mas é um pouco triste, não acham?Sempre pensamos que o compromisso nos consome demais. Pra que arranjar uma mala/chiclete no nosso pé? Fala sério, já temos muitas preocupacoes....Qual o problema em pensar assim?

O problema é que tudo que você queria depois de uma rotina exaustiva e estressante, era encontrar alguém para te dar um abraco, te transmitir paz, e dizer que vai dar tudo certo com os seus compromissos e que você não está sozinho. Você precisava de alguém para te apoiar, inventar guerra de travesseiro, ver aquele filme maneiro na TV com pipocas & edredom, fazer piadas idiotas só para ver você rir e, como num passe de mágica, mandar os problemas pro beleléu.


 O paradoxo do compromisso é exatamente esse: Você se sente profundamente feliz por não ter ninguém no seu pé, afinal, com tantos afazeres, era natural que não tivesse tempo disponível para se comprometer, você está bem consigo mesmo e adora se sentir livre para ficar com quantos(as) quiser; mas você só não sabe por que vive angustiado e em tantos altos e baixos. O paradoxo consiste no fato de você não ter tempo, aparentemente não querer ter tempo, mas, ainda assim, sentir falta do tempo que não tem.


Confessa: Um dia você se sente o tal pegador da night, come 3 e enche o ego. Mas quando acorda e o efeito do álcool etílico evapora, você se sente vazio, deprimido, angustiado e completamente sozinho.


Esse é o paradoxo do compromisso. Ou descompromisso. (Como preferir)


27 comentários:

  1. esse post foi pancada!!! soco no estomago. irado!!! seu blog ta sensacional, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Só uma palavra: Justamente.....!
    parabéns de novo pela sacada master da parada!!

    ResponderExcluir
  3. Vc tem uma personalidade incrivel e um jeito de escrever tudo que a gente quer, mas nao consegue por pra fora! To amando todos os posts!! Sou sua fa e sempre fui! Bjao minha amiga linda

    ResponderExcluir
  4. O qq foi isso de dar um esporro no principe?? kkkkkkk! vei vc tem cada uma mt boa!!!!!! excelente o post!! principalemte pq e um ponto complexo q acontece com todo mundo dos nossos tempos!!! adorei!!

    ResponderExcluir
  5. Cara Olivia Black, comecei a ler seu blog recentemente e, como não podia ser diferente, devorei cada palavra que aqui encontrei. Posso dizer que fiquei fissurado, isto para não dizer numa "adorável obsessão" pelas suas voltinhas mentais.

    Você consegue descrever nosso cotidiano de forma analítica, mas sem ser fria, com sensibilidade, mas sem ser piegas.

    Obcecado, confesso que tentei encontrar detalhes nas entrelinhas, que alias, é um hobby particular meu. Tarefa frustrante, pois sempre estaremos fadados a interpretar norteados por um sentimentos de culpa ou algo parecido.

    Nesse final de semana li um livro que caiu como uma luva em todo este turbilhão de sentimentos que repentinamente ressurgiram e que há algum tempo já não vivia, em especial um trecho muito me chamou atenção, por isso me achei no dever de compartilhar com você e todos nós leitores de Olivia Black.

    Tenho certeza que para muitos, incluindo eu, o trecho do livro que estarei prestes a transcrever servirá como um mantra nas horas de aflição. Diz assim:

    " JAMAIS NOS ATEMOS AO TEMPO PRESENTE. ANTECIPAMOS O FUTURO, ALGO DEMASIADO LENTO POR VIR, COMO PARA ACELERAR SEU-CURSO; OU NOS LEMBRAMOS DO PASSADO, A FIM DE DETÊ-LO TÃO RÁPIDO NOS PARECE. DE TÃO IMPRUDENTES VAGAMOS NOS TEMPOS QUE NÃO SÃO NOSSOS E DEIXAMOS DE PENSAR NO ÚNICO QUE NOS PERTENCE. E DE TÃO VÃOS, PENSAMOS NOS TEMPOS QUE NADA SÃO E ESCAPAMOS, SEM REFLETIR, DO ÚNICO QUE SUBSISTE. É QUE O PRESENTE, DE COSTUME, NOS FERE. OCULTAMO-LO DA VISÃO PORQUE NOS AFLIGE; E SE NOS É AGRADÁVEL, LAMENTAMOS VÊ-LO ESCAPAR. ESFORÇAMO-NOS PARA SUSTENTÁ-LO ATRAVÉS DO FUTURO, E PROJETAMOS COISAS QUE NÃO ESTÃO EM NOSSO PODER NUM TEMPO QUE NÃO SABEMOS SE IRÁ CHEGAR. SE CADA UM EXAMINAR SEUS PENSAMENTOS, IRA ENCONTRÁ-LOS TODOS OCUPADOS NO PASSADO OU NO FUTURO. QUASE NUNCA PENSAMOS NO PRESENTE; E SE NELE PENSAMOS É SÓ PARA EXTRAIR-LHE A LUZ E DISPOR DO FUTURO. O PRESENTE JAMAIS É NOSSO FIM: PASSADO E PRESENTE SÃO NOSSOS MEIOS; FUTURO É SÓ O NOSSO FIM. ASSIM, NUNCA VIVEMOS, MAS SIM ESPERAMOS VIVER. E NOS DISPONDO SEMPRE A SER FELIZES, ACABAMOS POR NUNCA SÊ-LO."
    Pascal. em: Pierre Levy - O Fogo Liberador

    Talvez o paradoxo do (des)compromisso passe um pouco por aí...

    Continue com o sucesso, o blog está brilhante! Bjos de um grande admirador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é você? Me dá uma dica. Sensacional seu comentário e eu agradeco muito pelos elogios!!!! Beijos ;)

      Excluir
    2. Acho q vi esse texto em algum lugar, recentemente....

      Excluir
    3. Querida Olivia, o suspense faz parte de uma boa trama. É que o mistério, desde sempre, continua intrigando nós seres humanos em busca do desconhecido e do inexplicável.
      Apenas posso dizer que você me conhece.

      Excluir
    4. M: Vc deve ter lido esse texto aqui muitas vezes então.
      Hector: Ok! Como preferir! Respeitarei sua identidade! Rs Beijoos

      Excluir
  6. Vc ta virando estrelinha eim!!

    ResponderExcluir
  7. essa depressao de quando eu acordo pos sexo rola mtoooooooooo! foi bizarro esse texto. hahahahaha mt bom!

    ResponderExcluir
  8. Eu que acabei de terminar um relacionamento de 3 anos,estou sentindo DEMAIS isso. Queria estar solteiro,mas hoje não tenho vontade de fazer nada. Não tenho vontade de pegar várias na night,só queria um abraço apertado depois de um dia estressante lutando pra ser o melhor estudante,o melhor no trabalho,depois de malhar pra não perder pra concorrencia...etc.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, Rafael! Ao que parece, estamos todos navegando no mesmo barco! Como diria Los Hermanos: "Aponta pra fé e rema". E vamos remar e rir! Porque as coisas melhoram ;) Beijoos

    ResponderExcluir
  10. Olívia, gostei muito do seu blogue. Parabéns! Já está nos Favoritos.
    Adoro essa frase dos Hermanos e vivo com ela na cabeça, meio como filosofia de vida.
    O curioso de tudo isso é que, pela reação ao seu texto, estamos todos na mesma. Mas se todos queremos a mesma coisa, por que é tão difícil e por que não conseguimos? Que tal um post sobre isso? =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, vc fala de onde? Aonde encontrou meu blog? Obrigada pelo comentário, mt produtivo. Vou pensar na sua idéia para o próximo post... Interessante! Beijos

      Excluir
  11. Gostei do texto, muito bom!

    Realmente estamos todos no mesmo barco.

    Mas, acredito que a questão de viver angustiado não se resume a ter ou não ter 'tempo' e sim, na busca pela estabilidade de energia em bases instáveis.

    Uma faculdade, um bom emprego, um namorado... não é por aí!

    O que atrapalha TUDO é a forma como conduzimos a nossa mente, de acordo com todas as pressões: social, familiar, amorosa, etc.

    É raro encontrar alguma pessoa à vontade com a própria mente.

    Ah, mas isso é só uma pequena frestinha de luz em cima de todos os paradoxos.

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é....concordo em gênero, número e grau!

      Excluir
    2. 2!

      Estamos senpre na busca e sempre insatisfeitos. #fato

      Excluir
    3. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, exatamente o que eu penso. O texto tá muito focado.

      Excluir
    4. Agradeco a todos os comentários!!!! Fiquei curiosa para saber mais sobre cada um de vcs! Hehe.. Um beijo

      Excluir