quinta-feira, 1 de março de 2012

A síndrome de sherlock Holmes: Um tiro no pé

Estava conversando com um amigo meu recentemente e ele me contou um caso curioso. Quase antropológico. Disse que havia conhecido uma tal de Juliana* numa night “muito doida”. Depois de terem ficado naquele dia, ficaram mais umas duas ou três vezes em eventos aleatórios. Até que....... Bom... Até que nunca mais ficaram. Esse final a gente já conhece.
A garota ficou transtornada, passou a bombardear o celular do menino com mensagens do tipo: “cadê vc??? O que vai fazer hoje? O que vai fazer amanha??? Pq sumiu?? Saudades!!!” O nosso garoto da história ignorou todas as mensagens, mas a fúria da Juliana parecia arrebatadora. Todos nós aqui sabemos que se o homem quer ter paz, é mais fácil dar um tiro na mulher do que a ignorar. Esse é o golpe mais insuportável para todas.

A nossa história não acabou. Meia noite. Sexta-feira. Festa. Juliana e João Pedro. Como o Rio de Janeiro é um ovo, (ou a zona sul é um ovo, mas enfim, não importa), estava na cara que iriam acabar se cruzando novamente. E não deu outra. Lá para as tantas da noite, a melhor amiga da “Juju”veio tirar satisfação com João Pedro. Questionou a respeito de seu sumico, quis saber o porquê dele não ter procurado a amiga mais. Disse que sabia que ele não prestava!

João Pedro, então, não teve saídas... Estava refém de uma mulher. Só lhe restava a verdade: “A Juliana,  não faz muito o meu tipo não, fiquei poucas vezes só e não quis mais. Sei lá, ela tá meio acima do peso”.

Pronto. Era a verdade que Juliana queria. Ou não era? A verdade ela teve. A verdade nua e crua: Ela não fazia o tipo dele, ele queria só pegar.
E aí, eu me pergunto: Por que mulher tem essa síndrome de Sherlock Holmes? Por que ela queria tanto entender o motivo do sumico? Veja bem... Tudo o que temos, são os fatos: Ele sumiu, ponto. Saber que uma pessoa ignora todas as suas mensagens já é evidência demais para constatar que está cagando e andando. Mas as mulheres querem mais. Mulher que é mulher quer ir até o fim, quer ter certeza, quer investigar, quer mergulhar. Mulher que é mulher cisma com um cara e lê os recados que ele recebeu no facebook antes dele próprio ter lido. E quando a mulher cisma, ela quer até a ficha criminal.  Mulher que é mulher é........ trouxa.

A Juliana do nosso enredo precisou ouvir que estava gorda para entender o recado: Ele não te quer. Alou, seu cérebro está fora da área de cobertura ou desligado? Ju, amiga, ele não te quer. Mas qual a dificuldade de entender o recado através dos sinais? Uma negativa de resposta, já é, por si só, uma resposta. Ignorar já o suficiente para sacar que o cara não tá afim.
Mulheres, nós não precisamos nos imbuir de espírito de detetives e entrar aonde ninguém mais entrou: Nas profundezas (ou não!) dos pensamentos masculinos. Não vamos disperdicar nossa energia e sentimento com besteira. Entenda: Se ele ficou estranho, parou de te procurar, cortou contato, é porque ele não quer. E não importa o porquê. Dane-se o porquê. Tudo o que temos, são os fatos. Se para você, saber que um homem não te quer, não é o suficiente..... O que mais é suficiente?
Desista, de uma vez por todas, de querer adentrar nesse tortuoso terreno da compreensão, e só assim, você terá alguma paz.





Ps.: Nomes alterados para preservar a intimidade dos personagens.

10 comentários:

  1. Cara, já estou muito fã disso aqui! Você nasceu pra isso!Me divertir com o relato, é a mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  2. Querida Olívia,
    Você faz parte do time SELETO de mulheres inteligentes. Parabéns! Ane

    ResponderExcluir
  3. Wanessa, eu só tenho a te agradecer. Você foi uma das que martelava todo dia na minha cabeca que eu precisava fazer um blog nesse estilo. Fico feliz de ter essa fã!!!! Ane, obrigada. Ouvir isso de uma mulher brilhante como vc, não tem preco! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gentee, achava que era só comigo..eu estava começando a achar que era doida até hahaha
    Quem gosta não some assim não..lição aprendida!

    ResponderExcluir
  5. Não é um fenômeno exclusivo. Qual a mulher que nunca foi doida? Eu não conheco.Mas precisamos aprender! Canalizar energias com o que vale a pena. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. OlíviaBlack, DIVA. Preciso ler um post desses todos os dias! Obrigada, estava precisando ouvir exatamente essas palavras hj!

    ResponderExcluir
  7. po mas vc nao acha que pode acontecer do cara nao receber a msg ou nao ver a ligacao? seila as vezes a conclusao nao pode ser tao radical.. so uma opiniao! mas o texto ta muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente? Acho que a probabilidade do cara "não receber a msg" ou "não ver a ligação" é a mesma dele ter morrido. Quem é que nos dias atuais, passa 1 semana sem ver o celular? Se não respondeu, é porque não teve interesse. A conclusao é simples.

    ResponderExcluir
  9. Concordo, óbvio que ele viu as mensagens e pra mim a pessoa que não, mesmo depois de ser ignorada, continua insistindo, faz isso porque prefere se iludir, achando que assim "não vai sofrer" ou "vai sofrer menos", puro engano... Isso aí apenas significa adiar o inevitável. Mais um texto divido ! Parabéns, baby !

    ResponderExcluir