sexta-feira, 4 de maio de 2012

Santa Nostalgia


Hoje fui tomada por uma onda nostálgica. Que saudade de usar aquelas roupas ridículas todo o santo dia, esperar o sino tocar para ir lanchar na cantina e passar a tarde toda comendo brownie e falando merda na casa de alguma amiga, em uma tentativa meio frustrada de fazer os deveres de história e completar a lista negra de matemática. (Nunca entendi como uma pessoa podia ter dúvida em história e entender polinômios, mas tudo bem...) 

Que saudade dos trabalhos de grupo também. Lembro que no final, eu e minhas amigas sempre levávamos esporro da nossa amiga cabeçuda, porque só ela fazia o trabalho. Enquanto a gente ria e fazia imitações. Talvez eu só não tenha saudade do professor cretino de Educacao física, que me mandava jogar Handball e anotava na pauta o meu período menstrual, para o caso de eu mentir que estava menstruada duas vezes no mesmo mês. (Acontecia muito, viu?) Enfim... Que saudade.

É tão engraçado sentar na mesa com as minhas amigas e ver que as conversas agora são tão semi-adultas. Uma conta sobre o pós em marketing que está pensando em fazer em Londres, as outras falam sobre salário, audiências, coquetéis de lançamento, política, economia sustentável, palestras, cursos, monografia... Quem são essas garotas? São as mesmas amigas? Às vezes eu estranho que sejam. 


Confesso que tenho medo dos próximos assuntos. Não quero que nenhuma amiga minha case e comece a ter filho! (Pelo menos não agora). E também não quero ser aquela tiazona encalhada que se desespera para pegar o buquê dos casórios. 

Santíssimo, como você deixou esse processo de crescimento acontecer tão rápido?!?!? Será que eu virei gente grande assim mesmo? Quer dizer, grande no sentido de velha. Porque pequena de tamanho eu sempre vou ser. Quando eu paro para pensar que me formei em 2007, tomo um susto enorme. 2007 foi anteontem, porra. E agora eu sou uma velha gagá para sempre. Será que aquela garota de blusa de gaivota e calca leggen ainda sou eu? Ninguém duvida que sim, só eu duvido. Mas eu sou maluca e não posso me levar tão a sério.

Eu sei que lá no fundo, eu ainda conservo meu ar de garota uniforme de gaivota, que comia pão de queijo a tarde inteira, assistia Marcia Goldsmith e telefonava para algum amigo para conversar sobre o episódio imperdível do menino peixe - que, by the way, chegou no programa em um aquário. (Ai, esse foi fascinante!)

Incrível... Mudei tanto ao longo do tempo... Eu e minhas amigas. Mudamos sim. Mas ao mesmo tempo, continuamos iguais. Continuamos sendo as cheerleaders particulares uma das outras. Vibramos e torcemos pelo nosso sucesso profissional e pessoal desde sempre. Fazemos um esforço fora de série para conseguir nos encontrar, diria que compatibilizar agendas é uma guerra de Tróia. As rotinas são diferentes. Os cursos também. Eu preciso largar a real para vocês: todo o esforço que fazemos para nos ver vale a pena. Tenho um orgulho que mal cabe em mim da minha trupe. Orgulho de cada amigo que conquistei e que por mim conquistaram-se. Que conquista a minha! Que conquista a nossa..

Não existe sensação nenhuma no mundo que se compare a de ter bons amigos e a de dar boas risadas. Parece que aquela sua dor de cabeca vai para o beleléu e o mundo inteirinho fica leve. E foi isso que aconteceu no meu dia hoje. Vim aqui, metade velhona nostálgica e metade menina feliz, apenas  homenagear as minhas amigas maravilhosas que sempre estiveram aqui. Desde mil novecentos e 90 e qualquer coisa. Chorei. (Love you all, bitches).

Como já dizia o poetinha Vinícius: 
“A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor.
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências. A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. É delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não têm noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí.”

Obrigada, Vinícius. Você sim entendia a amizade. Faco de suas palavras as minhas. That’s all.

54 comentários:

  1. LINDOOOO NI! Nada melhor que ler isso antes de ir pra uma aula! Vc é linda! Amei ter te conhecido esse ano,saiba q j t considero uma amiga!

    ResponderExcluir
  2. Demais, Nica!!
    Deu até vontade de ligar para todos meus amigos, que hoje não são tão próximos, para dizer o quanto eu agradeço por terem passado pela minha vida e ajudado a construir a pessoa que eu sou hj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liga, manda mensagem, pombo correio.. Qualquer coisa! É sempre bom :) Aliás, sou grata pela sua amizade tb! Bjs

      Excluir
  3. Vou chorar..... eu morri de nostalgia tb! Comigo acontece exatamente igual! Fico chocada como tudo muda tanto e ao mesmo tempo nao muda nada! Te amo cao!

    ResponderExcluir
  4. Você escreve MUITO! Tá na profissão certa! Vai ser uma advogada e tanto, garota. Nossa, sem explicações!

    Eu, mais uma vez, me identifiquei. Incrível seu poder de dizer tudo que eu sinto e penso, mas nao consigo expor!
    Parabéns! Adoro isso daqui. Já é lei para meus dias.

    Beijos,
    Emanuelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível o seu poder de me deixar feliz, isso sim! Rs.. E me conta, vc estuda o que? Um beijo Emanuelle!

      Excluir
    2. Então... Vou me formar esse ano em administracao na Fundacao Getúlio Vargas de São Paulo! Mas sou mineira. Rs.. Me formei no colégio em 2007 também! Mas ADM são só 4 anos!

      Me identifico mil com você! Achei seu blog do nada e é como se toda vez que eu viesse aqui eu já achasse que te conheco de longas datas ou que vc me passasse tudo que eu queria dizer, sabe?

      Bom..Fui apenas realista, mas que bom q ficou feliz!

      Beijos

      Excluir
  5. "agora eu sou uma velha gagá para sempre. Será que aquela garota de blusa de gaivota e calca leggen ainda sou eu? Ninguém duvida que sim, só eu duvido. Mas eu sou maluca e não posso me levar tão a sério."
    KKKKKKKKKKKKK MORRI

    ResponderExcluir
  6. Amiga! concordo 100%! Estamos ficando velhas, mas é bom saber que as amizades da infância continuam! E o esforço pra se encontrar vale a pena mesmo!! AMEI encontrar vcs ontem =]

    bjs,
    Giu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMEI demais! Precisamos nos ver mais! Vamos marcar alguma coisa, nem que seja no domingo?

      Excluir
  7. Fico surpreso como sempre fico surpreso quando passo por aqui para ler o que vc escreve! Ta mandando muito parceira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades, parceiro! Você se encaixa perfeitamente no trechinho final do Vinícius de Morais :) Obrigada!

      Excluir
  8. Amiga, adorei, é assim mesmo né, o tempo passa mas saber que as boas amizades ficam traz um conforto enorme. Sinto muito a falta de vcs! E Qnd eu chegar essas agendas superocupadas vão ter que dar um jeito de marcar um encontro desse pra matar as saudade hein! E não só um pq vai precisar de muitos! Um beijo enorme, The

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The! Oh!!!! to com tantas saudades.... só faltou vc ontem! Ps.: A amiga cabecuda é vc! Bjs

      Excluir
  9. Olha só...eu não estou inclusa nesse grupo de "amigas desde a infância", mas estou me incluindo nos "presentinhos da facul", ok?? só pra te avisar! hahahaha MUITAS saudades! Vc escreve muito bem mesmo, sucesso como sempre, Olívia =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é meu melhor presentinho da PUC! Tô com saudades! A PUC não é a mesma sem vc, SEM DÚVIDAS!

      Excluir
  10. Bel Duquer Estrada4 de maio de 2012 às 17:25

    Nika AMEI esse tinha escrito uma coisa linda pra vc mas qnd fui send não foi perdi TUDO!!!!!! LITERALLY!!! Mas mesmo assim queria dizer q TE AMO e que vc AINDA VAI no Jô ou até mais.... Quem sabe? E seu livro ainda sai esse ano! Você é a minha IRMÃ MAIS VELHA TA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada por vc, minha pequena!!!!!!! Tenho muito orgulho de ser sua irmã mais velha! Meu coracao fica até pequenininho lendo uma coisa dessa! Se algum dia eu escrever um livro, vc vai ser a primeira da minha dedicatória!

      Excluir
  11. "Eu sei que lá no fundo, eu ainda conservo meu ar de garota uniforme de gaivota, que comia pão de queijo a tarde inteira, assistia Marcia Goldsmith e telefonava para algum amigo para conversar sobre o episódio imperdível do menino peixe - que, by the way, chegou no programa em um aquário. (Ai, esse foi fascinante!)"

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA NIZAO TE AMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PEDRÃAAOO! Sabia que vc ia rir dessa parte! Sua cara gostar de uma baixaria de menino peixe, menino elefante, entre outras variedades a la Marcia Goldsmith. Rs!

      Excluir
  12. "E também não quero ser aquela tiazona encalhada que se desespera para pegar o buquê dos casórios."

    U ARE THE BEST! Hahahahahahaha.. Engracado como seus textos sao tocantes e ao mesmo tempo engracados! Curti mil vezes e liguei pra uma amiga agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho medos sérios de virar tiazona encalhada do buquê. Não ria, porque é do fundo do coracao! Rs ;)

      Excluir
  13. Aamooooooo seu blog!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. "E agora eu sou uma velha gagá para sempre. Será que aquela garota de blusa de gaivota e calca leggen ainda sou eu? Ninguém duvida que sim, só eu duvido. Mas eu sou maluca e não posso me levar tão a sério."
    PASSEI MAAAAL NESSA PARTE! HAHAHA

    ResponderExcluir
  15. Marcia goldsmith ne? que baixaria, barbie... tsc tsc! hahahaha me amarrei no texto maior saudade desses tempos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM, EU GOOOOSTO! ASSUMO MERMO. Pior vc, que é enrustido! Rs

      Excluir
  16. Ñ sei escrever mt bem, ate pq sou de exatas e ñ curto mts palavras como vc. Mas gosto mt de ler o q vc escreve e vou tentar escrever bonito pra vc tb. Logo q t conheci notei q vc era diferente de tds as mulheres pq vc nao tinha nem um pingo de falsidade dentro de vc, notei q ñ tinha nada ali forcado ou ñao natural. Espero q vc possa semre ser parceira de conversas mais malucas possiveis e de me fazer rir do nada com um "HELLOOOO". haha vlw ni! bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Rodrigo! Até que pra exatas vc tá bem, hein! HAHAHA.. Que recado bonito! Adorei! Vc tb me diverte mt! É recíproco! Bjs grandes! Amei demais seu recado! (Já reli umas 6 vezes)

      Excluir
    2. Sem duvidas vc merece ouvir toda essas coisas legais que esta ouvindo de tanta gente! vc é especial! Apesar de ser orgulhosa e a rainha dos tocos em night! Hahaha..Continue assim! Seu jeito de ser é irado e conte cmg!

      Excluir
    3. HAHAHAHA "A rainha dos tocos nas nights". Pronto, definiu a figura! O pior é que ela é simpática, disfarca na parceria, qnd o cidadao acha que vai rolar e écu doce.. "ah, entao! vc é um amor de pessoa, AMEI bater papo com vc.. mas sei lá, nao fico com pessoa assim de night, sabe? tudo de bom pra vc, viu? to indo.." HAHAHAHAHA LEMBROOOOOOOO MTO DESSE DIA! O mlq ficou abismadasso! kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Vocês podem parar de me explanar, por obséquio? Óbvio que eu faco isso! Vou ficar com um nego qualquer, sem um pingo de contexto?! E fui simpática, porque o garoto era gente boa! Não tinha porque ser grossa! Bjs, seus ridículos!

      Excluir
    5. Sim, mas vc ficou conversando com o mlq 2 horas e meia! Geral achou que ia rolar.. e do nada: "entaaao, querido.. tipo AMEEEI t conhecer... mas sl, NAO".
      HAHAHAHAHA mt vc essa porra!

      Excluir
    6. Lógico, eu tava odiando a night e o papo do mlq era inteligente, interessante. Mas eu não quis, ué! Me deixem em paz!!!!!!!

      Excluir
  17. Vc transmitiu toda sua nostalgia pra mim agora! hahaha

    ResponderExcluir
  18. "Nunca entendi como uma pessoa podia ter dúvida em história e entender polinômios, mas tudo bem...)

    Que saudade dos trabalhos de grupo também. Lembro que no final, eu e minhas amigas sempre levávamos esporro da nossa amiga cabeçuda, porque só ela fazia o trabalho. Enquanto a gente ria e fazia imitações. Talvez eu só não tenha saudade do professor cretino de Educacao física, que me mandava jogar Handball e anotava na pauta o meu período menstrual, para o caso de eu mentir que estava menstruada duas vezes no mesmo mês. (Acontecia muito, viu?)"

    HAHAHA EU RI. To tendo acessos! Vc é fora de série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe junks, né?! Cara, as pessoas precisam pôr sobrenomes. Conheco 17 felipes e 15 Thais! Rs

      Excluir
  19. Nem seeei quem é Rodrigo, mas de abusada que eu sou venho aqui subscrever tudo que ele disse de vc! ouunn! Vc é assim mesmo! Divertida, engracada e sabe ser amiga como NINGUÉM! Adoreeeei esse texto!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, Olivia :)

    To ligado nessa "crise" dos 20 e poucos hehe. Logo logo os assuntos vão ser imposto de renda, escolha de creche, etc!

    Bjs saudosos pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é?! Desculpa, mas eu juro que não sei qual Felipe é esse! (Conheco uns 5).

      Beijoos

      Excluir
  21. Irmã!!! amei esse texto! quinta-feira tb me bateu esse sentimento.Como é bom saber que o tempo passa mas certas coisas não mudam, né?? A amizade continua,o carinho tb e alegria de cada encontro tb! tem coisas que não mudam mesmo! tenho muito orgulho de todas vcs! te amo muito!!!!!! mil beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaai.. Lembra de quando a gente comia brownie na sua casa e dps era mordida pela "mosca do sono"? (Sua cama era o veneno!) HAHAHA.. A gente é para sempre.

      Excluir
  22. Todo domingo leio seu blog! é sagrado pra mim... nunca deixe de ser essa pessoa que vc é. Autentica e cheia de valores. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, pq vc escreveu uma coisa linda dessa no anônimo? Fiquei curiosa... Obrigada! Mesmo! Bjs

      Excluir
  23. aaaaah escrevi um comentario todo fofo e nao foi ! =(
    aaaaaah serio vces sao fundamentais !!
    obrigada por existirem, serem tao especiais, maravilhosas e fazerem a minha vida melhor =)
    amo muito! e que as coisas NUNCA mudem!!
    Nao importa oque aconteca nem quanto tempo passe, nem onde esteja, SEMPRE levo voces comigo, cada um no lugarzinho que conquistou aqui dentro, e SEMPRE que precisarem estarei com voces torcendo por muitas, muitas vitorias, e quando for preciso ajudarei voces a se reerguerem !
    fofi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofi, te amo MUITO! Vou morrer de saudades.
      Tem como a gente se ver essa semana?! Dá um jeito aí, se vira nos 30. Hahahahaha Beijos!

      Excluir
  24. As vezes eu tenho a sensação de que nao mudei desde os meus 18,19 anos,acho que é pelo fato de "conviver comigo"(bem observado né rs)todos os dias e o tempo passar tãooo rápido.Mas parando pra obsevar a gente vê como as coisas mudaram,coisas novas aconteceram,algumas se foram e outras nunca mudam.Eu sinto uma nostalgia sem fim quando olho algumas fotos.A gente tem que seguir mas um pedaço de mim parece se manter no passado.

    ResponderExcluir