sábado, 19 de maio de 2012

A partida

Eu estou cansada de me relacionar com as pessoas. Estou cansada de ser a última bolacha do pacote nos primeiros dias, e, passada a terceira semana, virar um nada. A novidade acabou, né? Como se eu realmente fosse uma bonequinha de vitrine de loja que pudesse ficar paradinha ali, com cara de Biscuit, até o comprador decidir se o produto de fato agrada. De bonequinha, talvez eu só tenha a cara. Porque a alma ferve a 150 graus celsius. (Penso sozinha).

Anteontem eu era um máximo, mas hoje o mercado mudou e eu não sou mais tão legal assim. Perceba os termos que as pessoas utilizam para se referir aos relacionamentos entre seres (teoricamente) HUMANOS: “O mercado tá ruim”, “quero pegar aquela gostosa”.

Eu só queria entender porque as pessoas não sabem continuar. Será que é tão difícil assim ficar junto mais do que um dia? Será que assusta tanto assim a idéia de permanecer? Me assusta muito mais a idéia de "pegar só por uma noite." Espera aí... É assustador mesmo ou é normal que seja assim? Não consigo mais distinguir os padrões de normalidade. Perdi os parâmetros. Às vezes eu não sei se eu sou eu, ou se eu sou a sociedade pulsando em mim. Saca?

Tudo o que eu sei é que preciso ir embora. Toda vez que eu chego, eu já sei que é isso que vou fazer. Esse é meu rumo final: ir embora, partir. Na verdade, isso é o que eu sempre estou esperando das pessoas, dos meus projetos e dos lugares. Não espero nada além de sair de onde eu estou. De me mover. O movimento é o destino final de todos os ciclos. 

Adeus. 

Parti. 

33 comentários:

  1. Mais um post perfeito.
    Definiu em algumas palavras o multirão de sentimentos que passam em minha cabeça. É tudo muuito verdade, e fico triste em admitir isso. A espécie romântica está em extinção. Parece que o capitalismo englobou as relações afetivas também.. pega, usa, descarta. Nos tornamos objetos. Aliás, nós não. As pessoas, porque eu...eu me recuso a isso. SOU CARETA, PREFIRO O AMOR.

    Parabéns por mais um post maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Babi! Eu também me recuso.
      Excelente atitude! Hahaha

      Um beijo enorme

      Excluir
  2. Tu eh mina pra casar. Tua cara diz td mesmo! Me amarrei no final do texto! Inteligente a vera.

    ResponderExcluir
  3. Relacionamento exige querer estar nele,não tem que ser uma obrigação,tem que ser uma decisão de querer ficar junto.O entusiasmo inicial diminiu,óbvio mas é preciso dedicaçao para levar adiante.
    Ouço muita gente falando que não termina porque nao quer ficar sozinho,já outras estão há tanto tempo sozinhas(só pegaaaando,rs)que o que não conseguem mais é ficar junto.
    Nada contra a quem prefere ficar nessa ultima opção mas que fique claro.Querer as duas coisas é demais.
    Outro dia sentada na frente do prédio da faculdade,ouvi um grupo de caras conversando,(olha eu prestando atencao na conversa alheia) e um deles que tinha um relacionamento sério falava:Mas é que entre umas e outras a gente dá uma parada.
    Oiiiiiiiii?!Promete que é essa maneira que ele achou de manter as coisas interessantes,de não cansar da relação.GREAT!Continua assim que tá bacana.
    Mas vi num seriado essa frase:people always leave.
    Lembrei na hora que li o texto.
    Ah deixei um recado no ultimo texto,deixei meio atrasado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Decisão de querer ficar junto". Definiu bem! Temos as mesmas concepcoes! Tô rindo do garoto da faculdade. Isso porque me soa como um clichê essa fala.

      Consigo imaginar mil vozes falando isso: "Entre uma mina e outra, a gente dá uma parada." - Esses são nossos homens! Tá bacana demais! Hahahahahaha

      Agradeco pelo comentário!!

      Um beijo!

      Excluir
    2. Ps.: Acabei de ler e responder seu recado no outro post! Me desculpa meu atraso também :)

      Excluir
  4. "Tudo o que eu sei é que preciso ir embora. Toda vez que eu chego, eu já sei que é isso que vou fazer. Esse é meu rumo final: ir embora, partir. Na verdade, isso é o que eu sempre estou esperando das pessoas, dos meus projetos e dos lugares. Não espero nada além de sair de onde eu estou. De me mover. O movimento é o destino final de todos os ciclos."

    MEU D-E-U-S. P-E-R-F-E-I-T-O.

    Sem condicoes! Sou sua fã! Sem mais

    Manu (=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sempre mto bom ler um comentário desse! :)

      Beijooos

      Excluir
  5. "Às vezes eu não sei se eu sou eu, ou se eu sou a sociedade pulsando em mim. Saca?"

    Vou mandar essa pro meu prof de sociologia! Ele vai curtir até o infinito essa frase! hahahahahahaha.. Excelente texto!!! Como sempre!!!! Bjs =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, pensei exatamente a MESMA coisa. É a cara de um sociólogo essa frase. Mas eu gosto de sociologia, filosofia, antropologia... Fazer o que, né! Rs

      Excluir
  6. "Me assusta muito mais a idéia de 'pegar só por uma noite'"

    Eu sou que nem você!! Essa questão do descartável é mesmo assustadora!! :/ Nunca me atraiu!

    Acontece que as pessoas conseguem as coisas muito fácil hoje em dia. Numa saída as pessoas já têm tudo que teriam de alguém com quem elas resolvesses ter um relacionamento sério (algumas vezes, até mais do que isso). Então, pra quê diabos ele/ela vai querer algo sólido com alguém se ele/ela tem tudo sem compromisso, sem complicação??

    Está cada vez mais fácil o casual, se descomprometer..
    Por isso que vejo tantas pessoas reclamando que o romantismo está em extinção!

    Mas também temos um pouco de culpa por isso. Acabamos nos sujeitando a certas situações para "agarrar" a pessoa, nos tornamos excessivamente disponíveis e pior: machucamos o coração das pessoas que gostam realmente de nós, mas que pelas quais não temos nenhum interesse. Essas pessoas, consequentemente, acabam desacreditando no amor, e viram essas pessoas frias, que não querem compromisso. É um ciclo vicioso terrível que tem o mesmo fim trágico: Solidão.

    No fundo somos nós mesmo que estamos criando os monstros que encontramos no caminho.

    Namorar, como a sua amiga "Thais Bellagio" falou, é uma decisão que exige compromisso. É dedicação diária, é ceder, se impor. Nem sempre é fácil (quem disse que as coisas boas da vida são fáceis???), mas acredito que quando alguém se dedica, não se arrepende da escolha que fez! :)

    Se quer curtir a vida de solteiro, não enrole alguém, não namore!! Hoje em dia não tem mais essa desculpa.. ninguém é obrigado a ficar com ninguém (tenho raiva dessas pessoas babacas que ficam sacaneando os outros)

    Como conselho:
    Continue acreditando no amor (algumas vezes ele está mais perto do que nós imaginamos, e a gente nem percebe). Foi assim comigo! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli, só uma palavra: Obrigada.
      Obrigada por ter compartilhado dos seus pensamentos cmg!
      Muito bom saber que ainda existem pessoas tão conscientes nesse mundo. Dá uma esperanca pra juventude, sabe? Nossa, falou a velhote dramática de 100 anos! Hahaha..

      Eu concordo bastante com a idéia do "ciclo vicioso". Isso na psicologia chama-se "reflexão". A gente quer devolver o que uma pessoa nos fez, para outra pessoa. E às vezes essa outra pessoa não teve nada a ver com o que sofremos, mas acaba sendo "vítima". É uma doideira que só!

      Eu admiro vc e o Dani por toda a dedicacao um com o outro e o amor que é nítido! Ele é um garoto de sorte.

      Seguirei o seu conselho final.

      Beijoos

      Excluir
    2. obs: Acabei esquecendo de dizer... tô adorando os seus textos! ;)

      Excluir
  7. nick, maravilhoso texto!

    realmente, a vida é isso. chegamos com a certeza de que vamos embora. mas o intervalo entre a chegada e a partida podia durar um pouco mais, com cafés-da-manhã na cama, rosas e beijos apaixonados. estamos cansadas desse pega e larga pois é sinônimo de um vazio enorme. queremos alguém que faça, e principalmente, que traga sentido. pelo menos por um tempo.

    beijos!!!

    ps: já ansiosa pelo próximo texto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ra! Maravilhoso o seu comentário tb!
      AMEI essa sua do intervalo com café-da-manha, rosas e beijos! O intervalo dos 5 minutos não dá mais.

      Eu não me conformo de ter me conformado com esse sistema! No fundo é isso.

      Tô com você!
      Beijos!

      Excluir
  8. Marliana falou tudo em cima! Enquanto houver vagabunda que faz tudo na primeira noite e nao cobra nada, nao vai ter espaco pra romantismo! Eh mais facil e mais sem dor de cabeca! Vlw

    ResponderExcluir
  9. Gosto mto do seu blog, porque adoro me cercar de pessoas inteligentes! Sempre que entro aqui, saio reflexiva! Vc sabe tocar as pessoas! Parabéns pelo site :)

    ResponderExcluir
  10. Hoje vc escreveu para mim! Só pode. Amei, amei, amei...

    ResponderExcluir
  11. "Na verdade, isso é o que eu sempre estou esperando das pessoas, dos meus projetos e dos lugares. Não espero nada além de sair de onde eu estou. De me mover. O movimento é o destino final de todos os ciclos."

    Nunca estamos satisfeitos de estar aonde estamos! Sempre queremos pensar no futuro, planejar o amanhaã e o depois de amanha, os proximos passos... Nao existe plenitude em nada! A insatisfacao é parte da essência humana mesmo. Gostei desse post e dos outros! Abracos

    ResponderExcluir
  12. "De bonequinha, talvez eu só tenha a cara. Porque a alma ferve a 150 graus celsius. (Penso sozinha)."

    Bem observado, seu senso crítico é bom. Só tiraria esse "talvez".
    Gostei do texto, apesar de ser tendencioso ao público feminino!

    ResponderExcluir
  13. Eu trabalho com mídias e acho que vc venderia muita revista. Pense nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.. Que comentário inédito! E como eu faco para ter esse contato com as mídias? Não conheco ng! Rs Bjs!

      Excluir
    2. AMEI esse coment;rario anonimo!!!!! concordo mt!!!!!!!! vc realmente venderia muita revista. hahahaha carisma nato

      Excluir
  14. Navegar é preciso. Mudanca é a lei da vida.

    ResponderExcluir