sexta-feira, 27 de abril de 2012

United Colors of Brasil

“O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.”

Essa frase do Martin Luther King não tem saído da minha cabeça. Congelou na cena número 1 do meu script cerebral. Parece que na nossa sociedade o maior sinal de esperteza é ligar o canal do comodismo/egoísmo e adotar a postura do silêncio. As pessoas sofrem de preguiça ideológica. A juventude de hoje tem preguiça ideológica para tentar mudar o que quer que seja e opta pelo caminho do vazio. ((Cazuza, que tanto prezava pela ideologia, se envergonharia de nós)). Vivemos em um vazio de pensamentos, vazio de sentimentos, vazio de humanidade, vazio de expressão. {  }.

Sabe aquela coisa de: “Em boca fechada não entra mosca?” Então.. Em boca fechada pode não entrar mosca, mas também não sai nada que interesse. Com a boca fechada, você previne moscas, entretanto, não vai a Roma. Puta mundo injusto, né, campeão?

Viver somente para si não é saudável, e muito menos sinal de esperteza.
Estamos no auge da era das “redes sociais”. Hoje, mais do que nunca, é preciso olhar para o lado, interagir e se conectar com todas as possibilidades de ser e de pensar. É preciso abraçar um pedacinho de alguma causa qualquer que agregue valor à sociedade e pegar uma caneta para ensaiar projetos de mudança. Não, não estou falando aqui que é para a gente se fantasiar de estudante de sociologia da USP, colocar um all star surrado com meia arrastão e concorrer ao papel de noiva do Chuck. Só estou sugerindo que não nos calemos e que não aceitemos conviver diariamente com aquilo que não concordamos. Sugiro que tenhamos algum papel nessa sociedade.

Talvez esteja com isso forte na cabeça, por causa da decisão do STF quanto à constitucionalidade das cotas raciais. Tenho até vergonha em expor a minha opinião sobre a questão, porque ela é um adorável clichê repetido por milhões de brasileiros insatisfeitos com a política: A medida a ser adotada é melhorar a base do ensino. Por que investir no ensino superior, sem antes percorrer o caminho da base? Não entendo essa euforia de investir por cima, sem comecar a investir por baixo. O ensino de base é pressuposto lógico para que o ensino superior se desenvolva em seu potencial máximo. Qual o preparo que uma pessoa sem base tem para enfrentar uma universidade e se inserir a pleno vapor nos mercados? Vamos pensar na efetividade da medida.


As cotas são medidas de curto prazo, típicas de um país governado pela preguiça em mudar  e pelo prazer em adotar as vias fáceis de “solucionar” a questão.

Eu acredito no longo prazo. Sempre. Em quase todas as minhas atitudes, eu penso nas implicações dos próximos anos e não dos próximos meses. Inclusive, acho que esse é um excelente termômetro para medirmos a gravidade de nossos problemas pessoais. Sempre que você estiver aflito com algum problema, pergunte a si mesmo: “qual a implicação que isso vai ter daqui a 5 anos na minha vida?” – se a resposta for: “praticamente nenhuma”, siga em frente com a cuca fresca, porque sem dúvidas, não é lá muito importante.


Voltando à questão das cotas, preciso cuspir um outro clichê, com toda a majestosa licença dos meus leitores: Por que cotas RACIAIS e não SOCIAIS? Ora, e os brancos, pardos, índios, vermelhos, roxos e azuis que não tiveram acesso à educação de qualidade? (Aliás, educação essa que o próprio estado assume que não é de qualidade, diga-se de passagem). Na minha turma, por exemplo, só tem um estudante negro - que, por sinal, é um dos meus maiores amigos e sabe que está sendo homenageado nesse espacinho - esse meu camarada entrou na faculdade porque cursou o PH. Aposto a minha bunda e os meus peitos que se ele tivesse concluído o terceiro ano em uma escola pública, provavelmente não teria tido subsídio necessário a ingressar em uma boa universidade. 


Não quero mais polemizar sobre as cotas, cansei. Só quero dizer que não acho certo que só tenha um estudante negro na minha turma. Não acho certo que eu nunca tenha tido um professor negro, uma Barbie negra, ou mesmo uma melhor amiga negra. A maior parte da população não é negra? Então cadê essa população?

Nós não estamos acostumados a conviver com a diferença. As pessoas aprenderam a fingir que são mente abertas, assim como aprenderam a fingir orgasmos. Será que para conviver em sociedade, é preciso ser hipócrita? Até quando vou ser obrigada a conviver com esse preconceito mascarado em forma de inclusão social? 

Não sei o que significa incluir para o resto dos mortais. Mas incluir no meu vocabulário significa colorir. Eu quero poder conviver em uma sociedade em que as cores estejam por todas as partes. Quero vermelho, amarelo, marrom, preto, roxo, azul e branco convivendo juntos.

Hoje eu quero, mais do que nunca, pincéis nas mãos para colorir essa sociedade monocromática.



Já está na hora. 



50 comentários:

  1. AMEI NI!!!!! Concordo muito!!! E amei o final!!!! Vc é idola, namoral!

    ResponderExcluir
  2. "Hoje eu quero, mais do que nunca, pincéis nas mãos para colorir essa sociedade monocromática.

    Já está na hora."

    VC É UMA NENEM LINDA! MANDOU MUITO!

    ResponderExcluir
  3. Só vou dizer uma coisa: daonde vc inventa tanta ideia???

    Sério, vc é muitooooo criativa vey!! Adorei e compartilho da opinião!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invento a partir das conversas que tenho com pessoas inspiradoras do meu convívio. Que sorte a minha...

      Excluir
  4. Adorei o texto e adorei o título!!!!!!!! Minha publicitaria do direito!!!!!!! hahaha vc é demais!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto, achei bem colocado, porém tenho que discordar de vc quanto a política das cotas. Eu sou totalmente a favor porque a questão é dar oportunidade a uma raça que foi inferiorizada no passado e é ainda hoje. A cota existe justamente para não vermos mais o negro como um inferior. É uma maneira de inseri-los na sociedade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem um ponto. Não concordo, mas é uma visão possível. Beijoos

      Excluir
  6. Não, não estou falando aqui que é para a gente se fantasiar de estudante de sociologia da USP, colocar um all star surrado com meia arrastão e concorrer ao papel de noiva do Chuck.

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA ESSA OLIVIA BLACK EH D+

    ResponderExcluir
  7. E qual o preconceito com sociologia? Nao entendi....Logo vc que fala sobre o preconceito, comete um.. No mais, maneiro teu texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, não tenho preconceitos não, só quis pagar de engracadinha. Me desculpa?! Rs!

      Excluir
  8. vc é foda.....muito maravilhosa! Quero muito te conhecer!

    ResponderExcluir
  9. "Nós não estamos acostumados a conviver com a diferença. As pessoas aprenderam a fingir que são mente abertas, assim como aprenderam a fingir orgasmos. Será que para conviver em sociedade, é preciso ser hipócrita? Até quando vou ser obrigada a conviver com esse preconceito mascarado em forma de inclusão social?"

    Definiu tudo, Black!

    Mais uma vez, texto maravilhoso! Parabéns!

    Te acompanho sempre!

    Beijos,
    Emanuelle

    ResponderExcluir
  10. Discordo completamente. Contas é inclusao! Medida de curto prazo, mas necessaria até a educacao conseguir melhorar! Ou vc acha que educacao muda da noite pro dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o texto! isso se chama política da preguica! Ai nunca vao melhorar merda nenhuma e vao sempre alegar o curto prazo, adiando o que era curto e tornando a regra! Como uma coisa chamada cotas raciais pode ser inclusivo??? Se liga!

      Excluir
    2. Anônimo: É verdade, vc tem razão. Só temo esse nosso "curto" prazo, que para mim, nunca vai ser um "longo" prazo. Acho que a muleta das cotas vai permanecer sempre, porque eu duvido que o estado invista na educacao pública. É uma medida pra encobrir uma falha! E a falha deveria ser curada, mas mto provavelmente não será. Acho que a medida tem um cunho político altíssimo, para captar votos. Mas gosto mto da idéia de inclusão. Queria que a inclusão viesse da base, queria que a inclusão viesse de um trabalho das mídias, queria que a inclusão comecasse na mentalidade. Acho as cotas uma safadeza disfarcada de inclusão! Mas enfim... É isso. Espero que cumpra seu papel da melhor maneira possível.

      Excluir
  11. Pri, infelizmente o sistema educacional nao tem mto jeito de progredir! Só se voltar a ditadura. A medida tem que ser essa, ou vc acredita em coelhinho da pascoa? Ingenuidade a de vcs

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc: Cotas SOCIAIS e nao RACIAIS! Isso é um completo descaso com o resto das pessoas.. Se é pra aplicar, que aplique direito! Black, texto sensacional! Vc brinca com as palavras! De muita sensatez suas opinioes! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olívia artista Black. Arte é arte. Arte é arte com palavra, arte é arte com capacidade de expressao, arte é alma, arte é sensibilidade. Arte é vc! Te adoro, girly!! Muitoooo! Again! porque eu reli e amei mais ainda! Jura que vai lembrar de mim quando ficar famosa?

    ResponderExcluir
  14. E mais uma vez eu repito: Parabéns pra vc Oliv! Está mandando muito bem!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. KKKK o melhor de tudo sao os titulos! que senso de humor! esse eh um dos unicos textos longos que eu guento ler ate o fim! kkkk mto bom teu blog! bjao

    ResponderExcluir
  16. Cada vez que eu entro aqui, fico mais surpreso com o número de acessos e com os comentários! Nao tem nem 2 meses que vc criou isso.. Vc tem a "pegada da parada". Continua que tá bom demais!

    ResponderExcluir
  17. Peraaaae vc faz direito?!?!?! moh cara de comunicacao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz direito e é nerd! hahahahahaha brincadera niki =P

      Excluir
  18. I think you are pretty much cute and funny! United Colors of Brasil... i LIKE IT! My portuguese is not good at all but i could understand! Beijos Niki! See you at empreendedorismo class!! I really like you :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lizaaaa! You are the cutest girly ever!!!!! I reaaaally like you and "empreendedorismo class"! Amazing class! :) Beijos, amiga. Você é IRADA.

      Excluir
    2. Olívia, Sensacional!!!
      Sempre me identifico com os temas que escreve, mas este, em especial, me atinge de maneira específica.
      Como um aluno negro, que estuda em uma universidade de alunos em sua maioria branca, sou a favor da política de cotas.
      A meu ver essa política tem um forte cunho cultural, buscando corrigir anos de exclusão, mascarada por uma sociedade de "iguais".
      O motivo do negro não se ver na grande mídia - apesar de serem maioria, comparados a cidadãos brancos - ou poder se reconhecer em muitas faculdades, como a minha, é o motivo do meu apoio a esta medida.
      E justamente, por achar que outros devem ter a oportunidade de conviver com etnias diferentes, e não só lembrar que elas existem em momento como esses, é que reconheço que é necessária a aplicação de medidas paliativas.
      E parabens Olívia, em breve poderá compartilhar seus pensamentos com outros "BLACKes". HAHAHA

      Excluir
    3. É bom escutar seu ponto de vista, porque assim enriqueco o meu! Inicialmente, eu era meu contrinha, porque acho que tem que comecar pela base.. É a ordem lógica! Mas tenho certeza que as oportunidades devem ser dadas. Vamos colorir essa porra, Brenão! HAHAHAHA

      Beijos, BLACK!

      Excluir
  19. "The interest of the community then is, what is it? - the sum of the interests of several members who compose it. It is in vain to talk of the interest of the community, without understanding what is the interest (or need)of the individual." Bentham, An Introduction to the Principles of Moral Legislation, 1781.
    Partner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citando BENTHAM? Vc está chique demaaaaaais, partner!!!!!!! Tá, deixando de lado minha euforia à la Bebel da grande família, quero dizer que adorei a frase.

      Excluir
    2. Hahuahuahauhauhauha, to assim com ares europeus!

      Excluir
  20. "Aposto a minha bunda e os meus peitos que se ele tivesse concluído o terceiro ano em uma escola pública, provavelmente não teria tido subsídio necessário a ingressar em uma boa universidade."

    Essa garota é realmente louca!

    ResponderExcluir
  21. Sou a favor da política de cotas e achei os votos muitíssimo bem feitos. Acho que vc está se apegando a questao da base e esquecendo que nem sempre boa base significa bom desempenho. O esforco individual pode mudar isso! Tem que ter cotas sim e tem que dar oportunidade! Descordei de vc, porém tenho que aplaudir os 2 últimos parágrafos do seu texto: Lindos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a favor da constitucionalidade das cotas, mas só. Hehehe.. Beijocas

      Excluir
  22. "Nós não estamos acostumados a conviver com a diferença. As pessoas aprenderam a fingir que são mente abertas, assim como aprenderam a fingir orgasmos. Será que para conviver em sociedade, é preciso ser hipócrita? Até quando vou ser obrigada a conviver com esse preconceito mascarado em forma de inclusão social?"

    Esse trecho diz TUDO. Preconceito mascarado em forma de inclusao social. Nao é assim que se da oportunidades. A base é SIM fundamental.

    Que bom que vc sempre conviveu bem com o diferente. Tenho orgulho da maneira que vc trata todas as pessoas envolta. Parabéns pela lógica irretocável e pela excelente transmissao de pensamentos. Poucos escreveriam de forma mais leve e focada.

    Obrigada por dizer o que eu penso sem eu precisar dizer. Pq isso as vezes é mt dificil!

    Parabéns!! to com saudade!!

    Lau :)

    ResponderExcluir
  23. SÓ UMA PALAVRA: NOIVA DO CHUCK! KKKKKKKKKKKKKKKKKK EURI.

    ResponderExcluir
  24. Estudo na UERJ e preciso dizer: COTAS NÃO FUNCIONAM! Tem uma galera semi analfabeta na minha turma! Na boa, COMO vcs acham q essa galera vai ocupar espaco no mercado de trabalho?!?!?! Ingenuidade pouca é bobagem.. Esses merdas querem votos!! Atesto a ineficácia das cotas há 4 anos! Aposto que só tem neguinho de PUC, IBMEC E FGV opinando nessa porra! Vcs nao sabem de naaaaaaada!

    ResponderExcluir
  25. Em nenhum momento, excluiram a melhora do ensino de base. Os ministros deixaram claro que a base precisa melhorar e que as cotas sao apenas uma medida de curto prazo, porém estremamente necessaria.

    ResponderExcluir
  26. Dessa vez vc se superou!! AMEI!!!

    ResponderExcluir
  27. Adorei! Bem escrito, com o coração! Sem medo de se desnudar,amei!!! Virei fã!!!!

    ResponderExcluir