sexta-feira, 13 de abril de 2012

Um grito de socorro


Síndrome do pânico, embrulho no estômago, taquicardia, angústia, sensação de desespero subindo frenética por todos os andares do meu corpo, como um gelo seco cortante. Enfim, um turbilhão indescritível de sentimentos. Estou apaixonada? Não. Antes estivesse. Estou em semana de provas.

Eu sei que estou fugindo totalmente da temática do blog, mas necessito desabafar o sentimento. A tão temida “semana de provas” sempre surtiu seus efeitos em mim. Metade de mim é ansiedade e a outra metade também. Sei lá. Às vezes parece que não vai ter luz no fim do túnel, que não vou sobreviver ao fim da G1 e que minha vida vai se dividir entre dois períodos: “Pré-provas e Pós-provas.”

Não sei se eu sou maluca, mas que tem me dado uma baita vontade de inventar intercâmbio, fugir para uma ilha deserta e jogar Playstation até ficar vesga......... Ah, isso tem me dado sim. Que saco! Fico me perguntando aonde foi parar aquela menina que até o sexto período de faculdade tinha a maior vontade e paciência de resumir todos os livros um-a-um e reescrever cadernos com belíssimas canetinhas coloridas. (E como aquela pequena garota era assídua na biblioteca...)

A verdade é que tudo tem me cansado profundamente. Direito está cansando a minha beleza. Aquele latim insuportável se fazendo presente nos livros didáticos, aquelas discussões doutrinárias e jurisprudenciais sobre questões esdrúxulas, muitas vezes óbvias e muitas outras, insignificantes do ponto de vista prático. (Uma vez que você tem certeza que não vai levar a lugar algum).

Depois disso, que tal tomarmos um banho de princípios? Todas as matérias com os mesmos princípios. E ainda tem um serzinho para vir tirar dúvidas sobre algum deles. A essas alturas do campeonato, meu amigo, se você não aprendeu o que é o princípio do “juiz natural”, se mata. Porque eu escuto isso há dois anos e dois meses. Mas tem gente que insiste em querer voltar nessas explicações. Meus pêlos do corpo se arrepiam todinhos e, então, eu escuto em redenção controlada a explicação do professor sobre aqueles princípios. De novo e de novo. Me vê um sedativo, moco. Não aguento mais escutar isso! Tudo tão óbvio. Tudo tão desinteressante. Tudo tão massante. Sofro em silêncio.

Cansei de tudo e tudo me cansou. Não é um curso difícil, com certeza não é. (Ou eu tenho alguma facilidade, vá saber). Na minha concepção, é impossível tirar menos de 7 se você se esforçar o mínimo. Mas é um curso sacal. E não é pouco sacal. Não é para qualquer um. Se você acha que vai fazer Direito para treinar argumentação oral, participar de discussões fervorosas, júris simulados e outros, esqueça essa ideia. Não há nada de dinâmico no curso. Nada. Um professor ou outro, se esforça para trazer casos concretos e tornar as aulas um pouco mais “visualizáveis”do ponto de vista prático. Essas aulas conseguem ser interessantes. Admiro isso. Mas é raro. Tudo fica no papel. Letrinha por letrinha naquele papel. Princípio a princípio, artigo a artigo, discussões de doutrina e mais discussões – arrisco a dizer que me animo mais para o fim do mundo, do que para ouvir uma discussão onde a doutrina se divide em 3 correntes.

Agora, eu me vejo, pelo terceiro ano e sétimo mês consecutivo, em mais uma semana de provas. Não é uma semana de provas comum. É uma semana de provas diferente, angustiante e conturbada. Angústia talvez seja o melhor sentimento para me definir. Já não tenho mais o mesmo gás e a mesma sede de antes para estudar. Já não tenho mais o mesmo sentimento de pertencimento com o curso que eu tinha outrora.

Nesse momento, o estudo se materializa mais na responsabilidade e obrigação, do que na paixão. É como em um casamento em que o tesão tivesse sido tirado abruptamente de mim. Por que está tão difícil ser eu? Queria abrir um zíper e sair desse corpo, mas eu preciso permanecer aqui e passar por tudo isso. Por que isso agora, José? Nunca estive assim, eu juro. Ou será que sempre estive assim, mas estava cega demais para me notar? Se eu pudesse, apertava um botão de fast foward para ver o que vai ser da porra da minha vida daqui há cinco anos. Pikachu, manda a produção me dar o controle de fast foward?

Chá de caderno, chá de textos, chá de códigos, noites mal dormidas e 3 litros de café. Sorte que a determinação nunca me abandonou. Só preciso que isso tudo valha a pena. Só preciso ter certeza de que tudo isso vai valer a pena. Só preciso fazer tudo isso valer a pena. Amém.

51 comentários:

  1. MEU DEUS!!!!!!!!!!!!! EU ME SINTO EXATAMENTE IGUAL! EXATAMENTE!!!!!!!! GENIAL! meus olhos encheram de lágrimas à toa!!!! hahahahahaahhahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que vc não pôs nominho..... Obrigaaaaada! Eu que fico feliz de saber que vc se identifica.

      Excluir
  2. Gente, como vc consegue? Nossa! Inacreditavelmente verdadeiro!! Estou na mesma crise! Obrigada, Olivia Black.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do nosso papo no pilotis, precisei mandar essa. Sei que a crise é recíproca, mas lutaremos contra ela! Já chegamos até aqui e vamos vencer!

      Excluir
  3. Gostei da fuga do tema, foi ótima! Fala a verdade, vc escreveu pra mim né filha? hahahaha ai meu deus, assino em baixo! ESTOU DE SACO CHEIO DESSA @@#%%!!. bjs jubs

    ResponderExcluir
  4. Quer me fuder, me beija. Porra, ANIMAL esse texto! Me identifiquei com cada linha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA.. Sabia que vc seria "delicado" no comentário. Tamo junto!

      Excluir
  5. Que intensidade! Nao faco direito e nao faria nem que me amarrasem, mas amei o texto!

    ResponderExcluir
  6. "Ou será que sempre estive assim, mas estava cega demais para me notar? Se eu pudesse, apertava um botão de fast foward para ver o que vai ser da porra da minha vida daqui há cinco anos. Pikachu, manda a produção me dar o controle de fast foward?"

    FODA, MINHA AMIGA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por existir, Pri! hahahaha, sério. Sem vc, tudo ficaria mais complexo!

      Excluir
  7. "Só preciso que isso tudo valha a pena. Só preciso ter certeza de que tudo isso vai valer a pena. Só preciso fazer tudo isso valer a pena. Amém." - Amém, meu senhor! Forcas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forcas pra vc tb! É sacal, é foda, mas precisamos ser fortes e "keep going".

      Excluir
  8. Esse foi o melhor de todos!! kkkkkkk vida longa a olivia black

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vida longa a vc que me lê também.... Seja lá quem vc for!

      Excluir
  9. E os estagios?!?! pior que estudar direito é ser estagiario de contencioso civil. vai pra putamerda, mto ruim!!!!!!!! escravo de forum, sofredor... tu ja estagiou com contencioso????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahaha, chorei de rir! Então, já estagiei 6 meses com contencioso civel. Não curti. E te entendo. Nos iludimos muito com a prática. O apogeu da crise vem com a prática jurídica!

      Excluir
  10. N me imagino sendo advogado mais, nem me fale. Queria algo mais prático, menos burocratico.. Algo como design ou marketing! Conta cmg Ni!

    ResponderExcluir
  11. vagabundo dps q lê kant, kelsen e afins muda ate o tom de voz... poe um terno e muda os trejeitos... mas o chato nao sabe q eh chato, assim como o ridiculo n sabe q eh ridiculo... vejo um monte de soldadinhos padronizados achando q sao grandes expoentes da intelectualidade as pessoas realmente acreditam q sao seres pensanetes dps q aprendem um vocabulario mais rebuscado. Anotou o que o professor disse em sala, decorou o caderno, tirou 10 e se acha um maximo. No fundo, é uma bosta, nao houve grandes enriquecimentos,houve treinamento de cachorrinho! é isso que eu sinto, no fundo somos todos cachorrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MTO BOM. MTO BOM. MTO BOM. Tenho exatamente a mesma sensacao! Obrigada pelo comentário!!!!

      Excluir
  12. É bem verdade mesmo!
    Ao contrário de certos cursos, onde se começa com a sensação de aulas massantes e com o passar do tempo tudo passa a ser mais dinâmico e mais interessante..o direito segue o caminho reverso! As pessoas entram no curso achando tudo muito maravilhoso e muito revolucionário, e com o tempo percebem o quão monótono ele pode ser.
    Faço esse curso com uma preocupação constante e crescente, conforme os periodos passam.

    Esse texto veio a calhar, inclusive, já que estou em época de provas e compartilhando, mais do que nunca, do mesmo sentimento que você.
    Faço minhas as suas palavras, minhas as suas frustrações. Muito bem dito, ótimo texto..parábens!


    E outra, pra merda com os princípios...para-a-merda!!!!
    agora sim, desabafei.

    ResponderExcluir
  13. Tirando a média 7... Concordo total! =/

    ResponderExcluir
  14. É.. a ÚNICA viagem do teu texto foi dizer que é fácil tirar no minimo 7! se liga, nao é pq vc é mais inteligente q o normal que é facil! é foda, se nao fossem as colas eu tava fudido nessa porra!

    ResponderExcluir
  15. Relaxa, querida... depois que termina é ainda pior! Aproveita enquanto só estudar basta, pq a busca pelo emprego é ainda mais frustrante no direito!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que anônimo escroto! hahahahahahahaha.. Muito obrigada pelo estímulo! hahahahahahaha.. Ni, vc é um sucesso! Sensacionaaaaaal o texto!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. OLÍVIA BLACK IDOLA!!!! CURTI MILHOES DE VEZES!

    ResponderExcluir
  18. Pelo menos vc tem a sorte de conseguir tirar nota boa e escrever bemzão! O q concerteza ajuda! E EU? ja repeti varias, tranquei varias e to me fudendo nessa merda!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Tu virou estrelinha! Daqui a pouco vai dar autografo. Favor n esquecer dos amigos! Ps: texto FODA, mano.

    ResponderExcluir
  20. Menina, não te conheco, mas tenho acessado o seu blog e tomei a liberdade de colar esse texto no grupo de direito da minha turma. Espero que vc nao se importe. Obs: 19 pessoas curtiram!

    ResponderExcluir
  21. E comum mesmo esse sentimento!! Infelizmente, estudar , e um ato que nao se modernizou, e chato, macante e desisteressante, com poucas exeecoes. Muito bem colocado, parabens

    ResponderExcluir
  22. Eu quero agradecer um a um, por todos os comentários! Me senti mais aliviada, mais confortada e menos "sozinha" no barco. Luli, não tem o menor problema, pelo contrário, gostei mto de vc ter posto meu texto no seu grupo. Vou deixar esse recado geral, porque já tá ficando mais complicado responder um por um, como eu gosto de fazer. Agradeco muito mesmo pelo carinho. Agora eu tenho certeza que a maioria dos meus leitores é estudante de direito!! Somos guerreiros, hein! Beijoos

    ResponderExcluir
  23. FÁCIL TIRAR PELO MENOS 7? POR ACASO TU PEGOU FABIO LEITE DE CONSTITUCIONAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! E tirei 7! Hahahaha.. Ele é mais exigente, mas é ótimo professor!(Eu achei).

      Excluir
    2. Ta looooco! Repeti 2 vezes com ele. Eu nao tenho capacidade de passar com fabio leite, peguei agora com a regina! vamo ver né! Acho que tu tem q seguir nessa merda, vc so deve estar numa fase bitolada! depois falo ctg no face! nao vo assinar meu nome pq eu sei la quem ta lendo essa porra! rsrs

      Excluir
    3. É porque constitucional III foi a que eu mais gostei. Amei ler o livro do barroso! E é raro eu amar matérias! hahahahaha beijos!

      Excluir
    4. Baixinha vou te mandar a real: se vc nao combina com o curso de direito, mais da metade que ta ali tb nao combina. Obvio que tem um monte de coisa chata, mas qual curso nao tem?

      Eu cursei engenharia antes de direito, vc sabe.. Fiz 1 ano e meio. Posso te afirmar que direito é um paraíso. Tem que ler chatice? Sim! Mas vc prefere estudar resistencia dos materiais? Eu nao preferi..

      Vc é mto boa em humanas, em ler, escrever e compreender. É disso que se fazem bons advogados. Parte ruim vai ter e acredito que a parte ruim esteja pesando mais pro teu lado nesse período como estava pra mim no período passado. Mas insiste que daqui a pouco vc pula essa fogueira, como ja pulou um monte na vida! Tamo junto! Conta comigo! Qualquer coisa grita!

      Excluir
    5. Sem comentários, foi a melhor coisa que eu já li desde que a "crise" se instalou em mim. Obrigada. De coracao! Sabe que também pode contar cmg, né? Beijoos

      Excluir
  24. Irado o blog! Vc se coloca bem! Falo isso porque trabalho no jornal globo. Ja vi muitos blogs. Imagino que todo mundo esteja passando pela mesma coisa, pelos comentários.... Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Luciano! Pessoas como vc me deixam mt feliz! Hahaha ;)

      Excluir
  25. É facil ter crise com CR 85! Quero ver ter crise com CR 61

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que meu CR é 8,5?! É menos que isso! Mas vou te falar que nem eu própria sei! CR 8,5 só no primeiro período mesmo! Hahaha.. Crise não tem nada a ver com nota, mas vou te dizer que ler esses feedbacks me levantaram legal! Hehe ;)

      Excluir
    2. No minimo 80 eu sei que é. Na boa voce n tem motivo pra estar assim leva bem a facul! relaxa e goza

      Excluir
    3. Nossa, mas quem é você que sabe das minhas notas mais que eu?! Hahaha.. Enfim, de qlqr jeito, vou levar isso como apoio! Valeu :)

      Excluir
    4. É so a realidade. Eu sou alg q nao é imbecil p/ notar q vc é boa aluna. valeu sorte a todos pq é foda o curso e como vc disse, n e pra qualquer um. quem ta em duvida do q fazer da vida, FACA ADM!

      Excluir
  26. Nika, não tinha lido esse...hahaha, adorei....ri mto na parte q vc fala das 3 correntes...putzzzz, pra que tanta discussâo???? e o pior é q sempre tem uma criatura q vai perguntar e debater com os prfessores sobre os princípios....amei q vc falou sobre isso, achei q era só eu q ficava de saco cheio com isso!!!! bjssss

    ResponderExcluir